O CTG Ponteiros do Rio Grande, que historicamente foi uma das principais entidades tradicionalistas de nossa cidade, vem retomando gradualmente suas atividades após ficar 11 anos fechada. No último final de semana (04 e 05 de outubro), a nova patronagem do CTG realizou mais um evento para marcar este retorno, que vem ocorrendo desde o início de setembro.
Com participação de membros do CTG, reforçada por participantes de outras entidades tradicionalistas de Livramento, ocorreu a “Cavalgada do Recomeço”, evento previsto no calendário de cavalgadas do município, que seguiu da sede dos Ponteiros, na Avenida Daltro Filho, até a sede campestre do Clube dos Sargentos, na região da Vigia. A cavalgada foi seguida de atividades de confraternização e distribuição de certificados aos participantes.
Conforme o patrão, Carlos Alberto Ribeiro, os trabalhos iniciais de retorno começaram já em março deste ano, com reuniões que culminaram na definição da nova patronagem. No final de agosto, houve a entrega do prédio do CTG pela antiga locatária, passando-se às atividades presenciais. Carlos destacou a realização da Semana Farroupilha, em que foram efetivadas mostras culturais com a presença de escolas da região, e o desfile do 20 de setembro. Segundo ele, após essas atividades, os trabalhos se concentraram na realização da cavalgada. Agora estarão sendo preparadas novas ações para este ano e a organização do calendário para 2026.
O CTG Ponteiros do Rio Grande tem uma forte associação com a categoria de tenentes e sargentos da Brigada Militar.